Briefing é o conjunto de perguntas previamente determinadas para a composição de diretrizes que irão nortear a criação do produto/serviço solicitado. Briefing é o conjunto de perguntas que ajudarão a cercar o problema do cliente a ponto de conseguires perceber exatamente o que o cliente deseja, o que o cliente espera, os resultados que podem ser atingidos, ferramentas/linguagem que deve ser empregados.
Portanto Briefing é essencial antes mesmo de qualquer pesquisa, antes de qualquer tipo de envolvimento ou empenho em cima do problema. É o pontapé inicial da partida. Ninguém ganha jogo antes do apito inicial do juiz, o gol só vale dentro do tempo regulamentar. Mas alguém pode dizer: “Eu acho que se ganha a partida antes mesmo do começo, dependendo das estratégias e posturas, o jogo já pode começar em vantagem, não é verdade?” – e eu digo: é verdade. Portanto faça desta estratégia preliminar a criação do melhor briefing que puder.
Peter L Phillips (é um especialista reconhecido internacionalmente no desenvolvimento de estratégias de gestão empresarial concepção e programas) que relatou ao Conselho do Design de Londres estatísticas de mega empresários amigos dele, onde um relatou que um briefing bem preparado reduz cerca de 15% o tempo de criação e acerto. Outro, porém, disse que um briefing consistente pode reduzir até 50% do tempo de acerto. Eu acho realmente que estes números fazem parte de uma estatística que trabalha com médias. Ou seja, muitas vezes o tempo pode ser menor que 50%, mas pra elevar esta média, significa que muitas vezes este número ultrapassam os 50%.
O briefing é um guia seguro para bons resultados.
• Não inicie um projeto sem um briefing detalhado.
• Não apresente suas idéias sem antes repassar o briefing com o Cliente.
Veja dois modelos de Briefing – Design de Interiores
Cliente: Miley
Endereço: Praia da Costa / Vila Velha
Tel.: 27 – XXXX-XXXX
Miley é uma designer de moda bem renomada, tem um escritórioonde atende, é solteira, tem 35 anos, gosta de cuidar da saúde e pratica esportes.Comprou um Loft Home Office em um loteamento na praia da Costa em Vila Velha onde pretende unir moradia e trabalho no mesmo espaço. Miley mora sozinha, não tem filhos, e é apaixonada pelo seu trabalho onde dedica 08:00h do seu dia.O imóvel comprado é de moradia definitiva, pretende permanecer no Loft durante um longo tempo. Gosta muito de animais de estimação, mas infelizmente tem alergia. Tem preferência por ambientes mais claros, com cores neutras e alguns contrastes, gosta muito da cor branco, por transmitir calma e dar sensação de limpeza.Atualmente ela está trabalhando em um escritório onde tem cores muito fortes, tornado o ambiente muito pesado, isso a incomoda muito, pois é onde passa a maioria do seu tempo.Pretende trocar todo o seu mobiliário, exceto o telefone Loard que é herança de família. Identifica-se com o estilo contemporâneo com um toque de moderno, e referindo-se a moradia não gosta de nada extravagante. Tem uma empregada que vai de segunda à sexta em sua casa, limpar,cozinhar e passar.Não tem costume de receber muitas visitas em sua casa, além dos seus clientes. Seu hobby é fazer Ioga depois do trabalho, jogar … e ler.Viaja com freqüência para se atualizar no mundo da moda .Gosta de assistir filmes, não pretende se casar no momento.
______________________________________________________________________________________
Projeto: Job…..
Sobre o contratante
- Nome e data de aniversario
- Endereço
- Email / Facebook / Blog
- Profissão:
- Empresa:
- Estado civil – Nome do conjugue e data de aniversário. Trabalha? Aonde? Profissão
- Filhos / Quantos? – Nome e data de aniversário. Profissão? Trabalha, nome da empresa?
- Animais de estimação, quantos, raça?
- Quantas pessoas moram na casa?
- Casa / Apartamento/ quantos cômodos / Área construída
- Sala:___ Quarto ______, cozinha_____m2 Garagem _____m2 Banheiro ______m2 Lavanderia ______m2 Dependencia de empregada _______m2
- Área de laser
- O que o layout deve transmitir:
Sobre o projeto
14. Imagem a ser transmitida para os usuários (tradição ou modernidade, layout limpo ou popular, cores mais adequadas e etc.):
- Neutra
- Colorida
- Simples
- Refinada
- Comum
- Exótica
- Feminina
- Masculina
- Jovem
- Madura
- Clássica
- Moderna
- Séria
- Divertida
- Simples
- Chamativa
- Óbvia
- Abstrata
15. Objeções (não utilizar a cor x ou o estilo y e etc.):
16. Estilo desejado (servem como referência):
17. Verba aproximada disponível:
18. Prazo para desenvolvimento e/ou cronograma:
Contato
- Nome:
- Telefone:
- E-mail:
Alguma observação? Escreva aqui:
Observa o que a familia gosta de fazer para se diverti, se gostam de ficar em casa ou preferem passeios como bares, passeios aquáticos, viagens, sporte, o que fazem juntos em casa.
Se for uma pessoa solteira observe se namora, se recebem amigos em casa, se gosta de ficar sozinho (a) ou acompanhado (a).
Observem o que eles gostam de comer, a comida fala muito do estilo das pessoas.