Início » Design » O que é briefing?

O que é briefing?

Briefing é o conjunto de perguntas previamente determinadas para a composição de diretrizes que irão nortear a criação do produto/serviço solicitado. Briefing é o conjunto de perguntas que ajudarão a cercar o problema do cliente a ponto de conseguires perceber exatamente o que o cliente deseja, o que o cliente espera, os resultados que podem ser atingidos, ferramentas/linguagem que deve ser empregados.

Portanto Briefing é essencial antes mesmo de qualquer pesquisa, antes de qualquer tipo de envolvimento ou empenho em cima do problema. É o pontapé inicial da partida. Ninguém ganha jogo antes do apito inicial do juiz, o gol só vale dentro do tempo regulamentar. Mas alguém pode dizer: “Eu acho que se ganha a partida antes mesmo do começo, dependendo das estratégias e posturas, o jogo já pode começar em vantagem, não é verdade?” – e eu digo: é verdade. Portanto faça desta estratégia preliminar a criação do melhor briefing que puder.

Peter L Phillips (é um especialista reconhecido internacionalmente no desenvolvimento de estratégias de gestão empresarial concepção e programas)  que relatou ao Conselho do Design de Londres estatísticas de mega empresários amigos dele, onde um relatou que um briefing bem preparado reduz cerca de 15% o tempo de criação e acerto. Outro, porém, disse que um briefing consistente pode reduzir até 50% do tempo de acerto. Eu acho realmente que estes números fazem parte de uma estatística que trabalha com médias. Ou seja, muitas vezes o tempo pode ser menor que 50%, mas pra elevar esta média, significa que muitas vezes este número ultrapassam os 50%.

O briefing é um guia seguro para bons resultados.

• Não inicie um projeto sem um briefing detalhado.

• Não apresente suas idéias sem antes repassar o briefing com o Cliente.

Veja dois modelos de Briefing – Design de Interiores

              Cliente: Miley

Endereço: Praia da Costa / Vila Velha

Tel.: 27 – XXXX-XXXX

Miley é uma designer de moda bem renomada, tem um escritórioonde atende, é solteira, tem 35 anos, gosta de cuidar da saúde e pratica esportes.Comprou um Loft Home Office em um loteamento na praia da Costa em Vila Velha onde pretende unir moradia e trabalho no mesmo espaço. Miley mora sozinha, não tem filhos, e é apaixonada pelo seu trabalho onde dedica 08:00h do seu dia.O imóvel comprado é de moradia definitiva, pretende permanecer no Loft durante um longo tempo. Gosta muito de animais de estimação, mas infelizmente tem alergia. Tem preferência por ambientes mais claros, com cores neutras e alguns contrastes, gosta muito da cor branco, por transmitir calma e dar sensação de limpeza.Atualmente ela está trabalhando em um escritório onde tem cores muito fortes, tornado o ambiente muito pesado, isso a incomoda muito, pois é onde passa a maioria do seu tempo.Pretende trocar todo o seu mobiliário, exceto o telefone Loard que é herança de família. Identifica-se com o estilo contemporâneo com um toque de moderno, e referindo-se a moradia não gosta de nada extravagante. Tem uma empregada que vai de segunda à sexta em sua casa, limpar,cozinhar e passar.Não tem costume de receber muitas visitas em sua casa, além dos seus clientes. Seu hobby é fazer Ioga depois do trabalho, jogar … e ler.Viaja com freqüência para se atualizar no mundo da moda .Gosta de assistir filmes, não pretende se casar no momento.

______________________________________________________________________________________

Projeto: Job…..

Sobre o contratante

  1. Nome e data de aniversario
  2. Endereço
  3. Email / Facebook / Blog
  4. Profissão:
  5. Empresa:
  6. Estado civil – Nome do conjugue e data de aniversário. Trabalha? Aonde? Profissão
  7. Filhos / Quantos? – Nome e data de aniversário. Profissão? Trabalha, nome da empresa?
  8. Animais de estimação, quantos, raça?
  9. Quantas pessoas moram na casa?
  10. Casa / Apartamento/ quantos cômodos / Área construída
  11. Sala:___ Quarto ______, cozinha_____m2  Garagem _____m2 Banheiro ______m2 Lavanderia ______m2 Dependencia de empregada _______m2
  12. Área de laser
  13. O que o layout deve transmitir:

Sobre o projeto

 14. Imagem a ser transmitida para os usuários (tradição ou modernidade, layout limpo ou popular, cores mais adequadas e etc.):


  1. Neutra
  2. Colorida
  3. Simples
  4. Refinada
  5. Comum
  6. Exótica
  7. Feminina
  8. Masculina
  9. Jovem
  10. Madura
  11. Clássica
  12. Moderna
  13. Séria
  14. Divertida
  15. Simples
  16. Chamativa
  17. Óbvia
  18. Abstrata

 15. Objeções (não utilizar a cor x ou o estilo y e etc.):

16. Estilo desejado (servem como referência):

17. Verba aproximada disponível:

18. Prazo para desenvolvimento e/ou cronograma:

Contato

  • Nome:
  • Telefone:
  • E-mail:

Alguma observação? Escreva aqui:

Observa o que a familia gosta de fazer para se diverti, se gostam de ficar em casa ou preferem passeios como bares, passeios aquáticos, viagens, sporte, o que fazem juntos em casa.

Se for uma pessoa solteira observe se namora, se recebem amigos em casa, se gosta de ficar sozinho (a) ou acompanhado (a).

Observem  o que eles gostam de comer, a comida fala muito do estilo das pessoas.


Olá, a Lola Design agradece sua atenção. Responderemos logo!